Aumente as vendas da sua loja com o uso de dados do cliente

Conheça o comportamento do seu cliente para vender mais

Trabalhar com os dados do cliente é uma estratégia que tem ganhado força no varejo. Uma das principais razões para isso é a própria busca do cliente por uma experiência de compra melhor.

Com as informações em mãos o varejista pode investir em ações personalizadas para grupos de clientes. Essa é uma mudança na estratégia de gestão que pode até alterar completamente a forma como a empresa se comunica.

Mas afinal, quais são os benefícios de adotar essa estratégia? Acompanhe este post para descobrir os benefícios e como você pode iniciar esse trabalho na sua loja.

 

 Importância de adotar uma estratégia com o uso de dados do cliente

 

Você sabe quem compra na sua loja? Qual tipo de produto ele mais consome? Saber essas informações poderiam aumentar suas vendas, certo?

É justamente seguindo essa ideia que as empresas começaram a trabalhar com estratégias com base nos hábitos de compra dos clientes.

Trabalhar dessa forma tem como objetivo principal melhorar a efetividade das suas ações, além de aproximar seu relacionamento com o cliente.

O princípio lembra muito uma prática antiga do mercado, na qual o dono da loja conhecia os clientes que iam até a loja e até mesmo os produtos que preferiam comprar.

Com o crescimento do mercado e o desenvolvimento da sociedade como um todo, isso se tornou inviável nos dias de hoje. Nesse cenário, a tecnologia aparece como um caminho para tornar essa relação entre a sua loja e o consumidor mais próxima.

Além disso, uma estratégia com o uso de dados pode contribuir para áreas de gestão do supermercado.

Com as informações de compra, é mais simples fazer uma previsão financeira, por exemplo. O controle do estoque é outro setor que também pode ser analisado com os dados de consumo.

Ou seja, uma estratégia com o uso das informações dos consumidores abre um leque de possibilidades no que diz respeito a gestão da loja e ao mesmo tempo pode aumentar a efetividade das suas ações, melhorar o relacionamento e impulsionar os resultados.

 

Captação e identificação dos dados do cliente

 

 O primeiro passo para iniciar essa estratégia é definir um método para obter as informações dos consumidores. Isso pode ser feito por meio de um programa de fidelização como um clube de descontos, por exemplo.

É importante que seja oferecido um benefício em troca desse cadastro dos clientes. Dessa forma, será mais fácil que o cliente participe do seu programa.

Outra questão fundamental é que esse benefício seja relevante, pois caso contrário a adesão no programa será baixa. Como consequência disso, você terá poucos dados para transformar em ações.

O seu próximo passo é identificar as compras desses clientes. Nessa etapa da estratégia o treinamento da sua equipe irá fazer toda a diferença, pois serão eles que terão esse contato direto com o cliente no momento da compra.

Se existir a quebra nessa fase da estratégia, o projeto pode não alcançar os resultados esperados. É claro que existe um processo de adaptação no início da estratégia, mas ele precisa ser superado o mais rápido possível.

Com o cadastro e a identificação sendo feitos corretamente, você certamente irá alcançar os benefícios dessa estratégia que comentamos no tópico anterior.

Você já faz algum trabalho nesse sentido no seu supermercado? Se você ainda não faz, clique aqui para conferir alguns estudos de caso da Mercafacil.

A Mercafacil trabalha com uma solução de gestão do comportamento, que atua na construção de base de clientes, análise de dados, consultoria especializada, criação de ações e mensuração de resultados.

Para entender mais sobre esse trabalho de gestão agende uma reunião com um dos consultores da solução líder em gestão de clientes para supermercados no Brasil.

 

>> Clique aqui e continue navegando no nosso blog.

 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima