Consumo das famílias deve retomar nível pré-crise em 2020, diz FGV

consumo das famílias brasileiras

Indicador deve crescer 2,6% no próximo ano, o que pode indicar o maior avanço desde 2017.

 

Este fim de ano deve marcar uma retomada mais acelerada no ritmo de consumo das famílias brasileiras e, no primeiro semestre de 2020, essa demanda deve voltar ao patamar registrado no período anterior à recessão econômica. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação GetúlioVargas (Ibre/FGV).

Silvia Matos, economista e coordenadora do Boletim Macro do Ibre/FGV, explica que o consumo das famílias deve avançar 1,1% neste quarto trimestre, em comparação com os três meses anteriores. Caso confirmado, esse indicador estará apenas 1% abaixo do pico histórico, atingido no quarto trimestre de 2014.

Durante seminário na FGV, a economista destacou que, novamente, o consumo das famílias crescerá acima do PIB, algo recorrente desde que o País saiu da recessão. O desempenho mais forte neste fim de ano tem influência da liberação de recursos do FGTS, por essa razão Silvia pondera que o ritmo previsto para este quarto trimestre não deve se manter, afinal o desemprego segue alto e a inflação dos alimentos gera perdas no poder de compra.

Para 2020, Ibre/FGV acredita em elevação de 2,6% no consumo das famílias, o que pode representar o melhor resultado do indicador desde 2017, quando o avanço foi de 3,6%.

 

Fonte: https://www.savarejo.com.br/detalhe/negocios/consumo-das-familias-deve-retomar-nivel-pre-crise-em-2020-diz-fgv

 

>> Clique aqui e continue navegando em nosso Blog

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima